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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TRATAMENTO DE DADOS
 

1. INTRODUÇÃO

 
A Política tem por finalidade demonstrar o compromisso da Cooperativa de Crédito Credicocapec com a privacidade e proteção das informações recebidas dos usuários titulares de dados, inclusive Dados Pessoais, de acordo com as leis em vigor, com transparência e clareza junto ao usuário e ao mercado em geral.
 

Esta política descreve as principais regras sobre o tratamento dos Dados Pessoais quando atendemos os usuários em nossas unidades físicas ou por meio dos nossos ambientes virtuais (“Nossos Ambientes”).
 
Para acessar e utilizar as funcionalidades ofertadas em Nossos Ambientes, o usuário declara que fez a leitura completa e atenta desta Política, estando plenamente ciente dos termos aqui dispostos e conferindo a sua livre e expressa concordância para o tratamento dos Dados de acordo com as condições abaixo especificadas.
 


 
As funcionalidades disponibilizadas em Nossos Ambientes são destinadas para maiores de 18 (dezoito anos).


O tratamento de dados pessoais de menores de 18 anos somente ocorrerá mediante autorização expressa do seu representante legal.

 

Caso o usuário realize a contratação de apenas um dos Serviços, as regras dispostas nesta Política permanecerão aplicáveis, no que lhe couber, sem prejuízo de informações adicionais
serem prestadas pela cooperativa.
 
 
O usuário declara que fez a leitura completa e atenta desta Política, estando plenamente ciente, e conferindo, assim, sua livre e expressa concordância
com os termos aqui estipulados, incluindo a coleta das informações aqui mencionadas, bem como sua utilização para os fins abaixo especificados.
 

 

2. SOBRE DADOS COLETADOS


2.1. Como os Dados são coletados. Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando o usuário nos submete ou quando interage em Nossos Ambientes e Serviços, o que inclui:

 

O que se coleta?

Para que se coleta?

Dados Cadastrais (ambiente online e presencial)

Nome completo/Razão Social

(i)Identificar e autenticar o usuário;

(ii)Cumprir as obrigações decorrentes dos Serviços e dos contratos assinados pelo usuário;

(iii)Ampliar sua experiência e promover as atividades atreladas aos Serviços;

(iv)Realizar avaliações de crédito;

(v)Ampliar nosso relacionamento, informar o usuário sobre  novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos que consideramos relevantes para o usuário;

(vi)Permitir o registro de solicitações no Fale Conosco, centrais de relacionamento e Ouvidoria;

(vii)Possibilitar o acesso e uso dos recursos e funcionalidades da Plataforma pelo usuário;

(viii)Garantir a portabilidade dos Dados cadastrais para outro Controlador do mesmo ramo de atuação, caso solicitado pelo usuário, cumprindo com obrigação do artigo 18 da Lei   Geral de Proteção de Dados Pessoais;

(ix)Proteger o usuário no que diz respeito à prevenção de fraudes, proteção ao crédito e riscos associados, além do cumprimento de obrigações legais e regulatórias;

(x)Cumprir com obrigações legais de manutenção de registros estabelecidas pelo Marco Civil da Internet - Lei 12.965/2014.

CPF/CNPJ

Personalidade Jurídica (Pessoa física ou Pessoa Jurídica)

Gênero

E-mail

Telefones para contato

Foto

Escolaridade

Endereço residencial/comercial

 

 

 

 

Dados Financeiros

Número da agência bancária

(i)Cumprir as obrigações decorrentes dos Serviços e dos contratos assinados pelo usuário, inclusive para o processamento de operações financeiras;

(ii)Permitir o registro de solicitações no Fale Conosco, centrais de relacionamento e Ouvidoria;

(iii)Possibilitar o acesso a áreas restritas do site;

(iv)Proteger o usuário no que diz respeito à prevenção de fraudes, proteção ao crédito e riscos associados, além  do cumprimento de obrigações legais e regulatórias;

(v)Monitoramento de segurança dos Nossos Ambientes em prol da sua e da nossa segurança.

Número da conta bancária

         

Informação sobre existência de conta corrente

Dados de Identificação Digital

Endereço IP e Porta Lógica de Origem

(i)Possibilitar o acesso a áreas restritas da Plataforma;

(ii)Cumprir com obrigações legais de manutenção de registros estabelecidas pelo Marco Civil da Internet - Lei 12.965/2014;

(iii)Monitoramento de segurança dos Nossos Ambientes em prol da sua e da nossa segurança;

(iv)Cumprir com obrigações legais de manutenção de registros estabelecidas pelo Marco Civil da Internet - Lei 12.965/2014.

Registros de data e horário de cada ação que Você realizar

Quais telas Você acessou

ID da sessão

Cookies

Nome de Usuário

Dados Biométricos

Biometria facial

(i)Identificar e autenticar o usuário.

(ii)Proteger    o usuário                realizando                      prevenção a fraudes, proteção ao crédito e riscos associados, além do cumprimento de obrigações legais e    regulatórias.

Impressão digital

 

 

2.2. Dados necessários.

A prestação dos Serviços e o uso das funcionalidades dos Nossos Ambientes dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima,
principalmente dos Dados cadastrais. Caso o usuário opte por não fornecer alguns desses Dados, poderá ficar impossibilitado de usufruir totalmente os Serviços oferecidos ao usuário.


2.3. Atualização e Veracidade dos Dados.

O usuário é o único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela, em relação aos Dados que o usuário fornece, ou pela sua desatualização. Fique atento, pois é de sua responsabilidade garantir a exatidão ou mantêlos atualizados.

2.3.1. Da mesma forma, a Cooperativa de Crédito Credicocapec não é obrigada a processar ou tratar quaisquer dos seus Dados se houver razões para crer que tal processamento ou tratamento possa imputar qualquer infração de qualquer lei aplicável a Cooperativa de Crédito Credicocapec, ou se o usuário estiver utilizando Nossos Ambientes para quaisquer fins ilegais, ilícitos ou contrários à moralidade.

 

2.4. Base de Dados. A base de dados formada por meio da coleta de Dados é de propriedade e responsabilidade da Cooperativa de Crédito Credicocapec, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos do negócio.
 
2.5. Tecnologias Nós utilizamos a(s) seguinte(s) tecnologia(s):
 
(i)Cookies, cabendo ao usuário configurar o seu navegador de Internet caso deseje bloqueá-los. Nesta hipótese, algumas funcionalidades que são oferecidas poderão ser limitadas.
 
2.5.1. Todas as tecnologias utilizadas respeitarão sempre a legislação vigente e os termos desta Política.
2.5.2. A Cooperativa de Crédito Credicocapec poderá utilizar de decisão automatizada e regras de negócios preestabelecidas para otimizar a prestação de serviços financeiros.

 

 

3. COMO SEUS DADOS E INFORMAÇÕES SÃO COMPARTILHADOS

3.1. Hipóteses de compartilhamento dos Dados. Os Dados coletados e as atividades registradas podem ser compartilhados, sempre respeitando o envio do mínimo de informações necessárias para atingir as finalidades:

a) com as empresas parceiras necessárias à prestação dos Serviços, tais como, mas não se limitando, empresas seguradoras na atuação em conjunto conosco, sempre exigido de tais parceiros o cumprimento das diretrizes de segurança e proteção de dados, conforme item 5 desta Política;

b) de forma automática em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação;

c) com autoridades judiciais, administrativas, regulatórias ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial; e

d) com outros usuários a partir de sua interação com Nossos Ambientes.

 

4. COMO UTILIZAMOS OS COOKIES

4.1. Porque utilizamos Cookies. A utilização de Cookies é algo comum em qualquer plataforma digital, portanto os cookies são coletados para aprimorar a sua experiência, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que   os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades.

4.2. Como são Os Cookies permitem que a Plataforma memorize informações quando o usuário as acessa, o idioma preferido, a localização e a recorrência das sessões e outras variáveis que consideramos relevantes para tornar essa experiência muito mais eficiente.

4.2.1. Os Cookies também poderão ser utilizados para compilar estatísticas anônimas e agregadas, o que permite entender como o usuário utiliza a Plataforma, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo. Não podemos identificá-lo pessoalmente por meio desses dados.

4.3. Categorias de Cookies que utilizamos. Existem duas categorias de Cookies que podem ser utilizados na Plataforma: "Cookies de sessão" e "Cookies persistentes". Cookies de sessão são Cookies temporários que permanecerão no seu dispositivo até que o usuário finalize a navegação. Cookies persistentes são Cookies que permanecem no seu dispositivo até que seja excluído (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende da duração do "tempo de vida" do Cookie específico e das configurações do navegador utilizado).

 

 

Desse modo, listamos abaixo os tipos de Cookies que poderão ser utilizados na nossa Plataforma:

 

Tipo

O que faz

Funcionalidade

Esses Cookies permitem que a Plataforma armazene as escolhas do usuário (como seu nome de usuário, idioma ou região onde se encontra) para proporcionar uma experiência personalizada.

 

 

Cookies

de Segurança

São utilizados para ativar recursos de segurança da Plataforma, com a finalidade de auxiliar o monitoramento e/ou detecção de atividades maliciosas ou vedadas por esta Política, bem como de proteger as suas informações do acesso por terceiros não autorizados.

Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho

A finalidade deste tipo de Cookie é ajudar a entender o desempenho da Plataforma, medir a audiência, verificar os hábitos de navegação, bem como a forma pela qual o usuário chegou à página (por exemplo, através de links de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço).

 

Cookies de Propaganda

 

São usados para apresentar publicidade relevante ao usuário, tanto dentro quanto fora da Plataforma ou em sites de parceiros, bem como para saber se a visita à Plataforma foi realizada depois que o usuário visualizou a publicidade. Os Cookies de Propaganda também podem ser utilizados para lembrar eventuais pesquisas realizadas pelo usuário na Plataforma além de, com base nas pesquisas realizadas peloo usuário na Plataforma, apresentar-lhe anúncios relacionados aos seus interesses.

 


4.4. Controle e Exclusão de Cookies.

O usuário pode alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou alertá-lo quando um Cookie estiver sendo enviado para seu dispositivo. Consulte as instruções do seu navegador. Caso o usuário utilize dispositivos diferentes para acessar a Plataforma (por exemplo: computador, smartphone, tablet etc.) deverá assegurarse de que cada navegador de cada dispositivo está ajustado para atender suas preferências quanto aos Cookies.

 

4.4.1. Desabilitar os Cookies utilizados por nós pode impactar a experiência na Plataforma, por exemplo, talvez o usuário não consiga visitar certas áreas de nossa página ou talvez não receba informações personalizadas quando visitar uma página.

4.4.2. Para que o usuário possa, de forma simples e intuitiva, gerir suas preferências quanto aos Cookies a partir do seu navegador, poderá utilizar um dos links abaixo:


a) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Firefox, clique aqui.


b) para mais informações sobre “Navegação como Incógnito” e gestão de Cookies no browser Chrome, clique aqui.


c) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Internet Explorer, clique aqui.

 

d) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Safari, clique aqui.


e) para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Opera, clique aqui.

 

5. COMO SEUS DADOS SÃO PROTEGIDOS E COMO VOCÊ TAMBÉM PODERÁ PROTEGÊ-LOS

5.1. Compartilhamento de senhas. O usuário também é responsável pelo sigilo de seus Dados Pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus

5.2. Cuidados que o usuário deve tomar. É muito importante que o usuário proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado. Também é muito importante que o usuário saiba que não serão enviadas por nós mensagens eletrônicas solicitando confirmação de dados ou com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros) ou ainda links para eventuais downloads, como também não serão exigidas informações confidenciais, como número de cartão de crédito, no uso dos Nossos Ambientes.

5.3. Acesso aos Dados Pessoais, proporcionalidade e relevância. Internamente, os Dados Pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política.

5.4. Links Externos. Quando o usuário utilizar Nossos Ambientes, poderá ser conduzido, via link, a outros portais ou plataformas, que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados.

5.4.1. Caberá ao usuário ler as Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora dos Nossos Ambientes, sendo de sua responsabilidade aceitá-las ou rejeitá-las. Não somos responsáveis pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites, conteúdo ou serviços ligados  a ambientes que não os dos nossos Serviços.

5.4.2. Serviços de parceiros. Nós possuímos empresas parceiras que oferecem serviços e/ou produtos por meio dos Serviços e/ou de funcionalidades que podem ser acessados a partir dos Nossos Ambientes. Os Dados eventualmente fornecidos peloo usuário diretamente a estas empresas parceiras serão de responsabilidade destas, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de coleta e uso de dados.

5.5. Processamento por terceiros sob nossa diretriz. Caso empresas terceirizadas realizem o Tratamento em nosso nome de quaisquer Dados Pessoais que são coletados, elas  respeitarão as condições aqui estipuladas e as normas de segurança da informação,

5.6. Para otimizar e melhorar a comunicação, quando enviarmos um e-mail para o usuário, poderemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível.

 

6. COMO SÃO ARMAZENADOS SEUS DADOS PESSOAIS E O REGISTRO DE ATIVIDADES


6.1. Os Dados Pessoais coletados e os registros de atividades são armazenados em ambiente seguro e controlado por um prazo mínimo que segue a tabela abaixo:

 

PRAZO DE ARMAZENAMENTO

FUNDAMENTO LEGAL

Enquanto durar a relação e não houver pedido de apagamento ou revogação de consentimento

Art. 9º, inciso II, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

11 anos após o término da relação para os Serviços financeiros

Art. 67 da Circular BACEN n.º 3.978, de 23 de janeiro de 2020

6 meses para os Dados de Identificação Digital

Art. 15 do Marco Civil da Internet

 

6.2. Poderemos também manter registros de gravações de CFTV por períodos curtos, para proteção dos usuários, colaboradores e dos “Nossos Ambientes”.

6.3. Prazos de armazenamento superiores. Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, proteção ao crédito e preservação de direitos, poderemos permanecer com o histórico de registro de seus Dados por prazo maior que as hipóteses que a lei ou norma regulatória estabelecerem ou para preservação de

6.4 Os Dados coletados serão armazenados em servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que poderá exigir uma transferência e/ou processamento destes Dados fora do Brasil.


 


7. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS E COMO EXERCÊ-LOS

7.1. Direitos básicos e Canal de atendimento. O usuário poderá solicitar a confirmação da existência de tratamento de Dados Pessoais, além da exibição ou retificação de seus Dados Pessoais, diretamente a Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, Sra. João Paulo Freitas Cintra, através do formulário, clique aqui  ou pelo e-mail dpo@sicoob.com.br.

7.2. Quando o pedido estiver relacionado a confirmação de existência ou disponibilização de acesso aos dados pessoais, o Sicoob responderá a requisição em até 15 (quinze) dias corridos após a confirmação da identidade do

7.3. Limitação, oposição e exclusão de Pelos Canais de Atendimento, o usuário poderá também requerer:

a) a limitação do uso de seus Dados Pessoais;

b) manifestar sua oposição e/ou revogar o consentimento quanto ao uso de seus Dados Pessoais; ou

c) solicitar a exclusão de seus Dados Pessoais que tenham sidos coletados no âmbito dos nossos Serviços.

 

7.3.1. Se o usuário retirar seu consentimento para finalidades fundamentais ao regular funcionamento dos Serviços e dos Nossos Ambientes, tais ambientes e serviços poderão ficar indisponíveis para o usuário.

7.3.2. Findos o prazo de manutenção e a necessidade legal, os Dados Pessoais serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

 

 


8. INFORMAÇÕES SOBRE ESTA POLÍTICA

8.1. Alteração do teor e atualização. Esta Política está sujeita a constante melhoria e Nos reservamos ao direito de modificá-la a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, tal qual para adequação e conformidade legal de disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo ao usuário verificá-la sempre que efetuar o acesso aos Nossos Ambientes.

8.1.1. Ocorrendo atualizações neste documento e que eventualmente demandem nova coleta de consentimento, o usuário será notificado por meio dos canais de contatos que informar.

 

8.2. Inaplicabilidade. Caso algum ponto desta Política seja considerado inaplicável por Autoridade de Dados ou judicial, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.

8.3. Comunicação Eletrônica. Você reconhece que toda comunicação realizada por e- mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea, telefone ou qualquer outra forma digital, também são válidas, eficazes e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos Serviços, aos seus Dados, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, sendo exceção apenas o que essa Política prever como

8.4. Lei aplicável e foro. Essa Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro do seu domicílio para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.


9. GLOSSÁRIO

9.1. Para os fins desta Política, devem ser consideradas as seguintes definições e descrições, para seu melhor entendimento:
a) Anonimização: Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do Tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
b) Cloud Computing: Ou computação em nuvem, é a tecnologia de virtualização de  serviços construída a partir da interligação de mais de um servidor por meio de uma rede de informação comum (p.ex. a Internet), com objetivo de reduzir custos   e aumentar a disponibilidade dos serviços
c) Cookies: Pequenos arquivos enviados pela Plataforma, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu
d) Dados: Quaisquer informações inseridas, tratadas ou transmitidas para execução dos serviços relacionados aos Serviços e ao uso dos Nossos
e) Dados Pessoais: Dados relacionados a pessoa natural identificada ou identificável.
f) Dados Pessoais Sensíveis: dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa natural.
 

Decisões unicamente automatizadas: Tratam-se de decisões que afetam um usuário que foram programadas para funcionar automaticamente, sem a necessidade de uma operação humana, com base em tratamento automatizado de dados pessoais.

Encarregado (“Data Protection Officer” ou “DPO”): Pessoa indicada por Nós para atuar como canal de comunicação entre ela, o usuário, os demais titulares de dados pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”).

ID de Sessão: Identificação da sessão de usuários quando é efetuado o acesso à Plataforma.

IP: Abreviatura de Internet Protocol. Conjunto alfanumérico que identifica os seus dispositivos  na Internet.

Link: Terminologia para endereço de internet;

Logs: Registros de atividades de quaisquer usuários que utilizem a Plataforma.

Tratamento: Toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

 

  • Versão outubro de 2022.

Clique e saiba mais:

AVISO DE PRIVACIDADE DOS FORNECEDORES

AVISO DE PRIVACIDADE DO CANDIDATO A VAGA DE EMPREGO

AVISO DE PRIVACIDADE DOS COOPERADOS

AVISO DE PRIVACIDADE DOS EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO

Deficientes Auditivos ou de Fala
0800 940 0458
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