Fraudes com cheques provocam prejuízo financeiro e muita dor de cabeça. Folhas de cheques são documentos pessoais e, como tal, devem ser tratados com cuidados especiais para que você não pague a conta.
Quando você sai de casa, provavelmente toma cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança.
Mantenha todos os navegadores atualizados, pois as versões atuais contêm mecanismos de segurança mais aprimorados.
Mantenha o antivírus atualizado e adquira apenas software originais. Faça sempre uma varredura em arquivos baixados e anexos recebidos por e-mail.
Não acesse o site do Sicoob através de links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais. Sempre digite o endereço www.sicoob.com.br no seu navegador. Observe se o endereço começa com https:// e se há um cadeado ao lado; isto significa que suas informações estão protegidas.
Não realize consultas ou transações financeiras em computadores públicos, principalmente em lan houses e cyber cafés.
Utilizar o celular para realizar consultas e transações bancárias já faz parte do nosso dia a dia, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir a proteção dos seus dados e acessos.
Nunca forneça seus dados pessoais e bancários como senhas, códigos, números de cartão por meio de ligação. Caso receba alguma ligação suspeita em nome do Sicoob, entre em contato com a sua cooperativa de relacionamento.
Jamais empreste seu telefone celular para pessoas desconhecidas. Mesmo com senhas de acesso, seus dados podem ficar armazenados, facilitando o acesso indevido.
Da mesma forma, nunca use celulares de terceiros para acessar a sua conta.
Existem vírus para celulares. Baixe um antivírus adequado para seu celular.
Quando usar serviços via telefone, seja discreto ao confirmar seus dados cadastrais. Isso impede que suas informações sejam ouvidas e usadas por pessoas mal-intencionadas.
Muito cuidado ao receber ou fazer ligações para centrais de atendimento. Números falsos são espalhados pela Internet, ou enviados por SMS, e-mail e redes sociais.
Contate o Sicoob somente dos números do site oficial www.sicoob.com.br.
Tenha cuidado com ligações recebidas. O Sicoob não liga para cooperados solicitando senhas, número de cartão e dados pessoais e bancários.
Sua senha é só sua: é ela que garante o acesso seguro à sua conta. Por isso, é muito importante seguir algumas dicas e recomendações para criar senhas fortes e mantê-las protegidas.
Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele sua senha a terceiros, nem mesmo para um empregado do Sicoob ou para alguém de sua confiança.
Ninguém está autorizado a solicitar sua senha em nome do Sicoob.
Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação.
Memorize sua senha, não a anote em papel, nem a deixe armazenada em seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento.
Ao criar uma senha, não utilize em sua composição, data de nascimento, telefones, números de documentos, placa de automóvel ou sequências de teclas do computador (exemplo: “123456”, “qwerty”, “asdfghjkl” etc.). Combine números, símbolos e letras maiúsculas e minúscula.
Não digite suas senhas em sites desconhecidos, ou em páginas abertas através de links recebidos por e-mail, SMS ou Whatsapp.
Acesse o site do Sicoob digitando no navegador o endereço oficial www.sicoob.com.br.
Altere regularmente suas senhas. Se suspeitar que sua senha foi comprometida, troque-a imediatamente.
Não reutilize senhas antigas.
O número de pessoas que usa as redes sociais só aumenta a cada ano. Por isso, os criminosos virtuais enxergam nessas plataformas uma grande chance de aplicar diferentes golpes.
Evite clicar ou compartilhar links de promoções imperdíveis e notícias do tipo: "Você não vai acreditar no que aconteceu" e "Ninguém previa o que estava por vir". Elas podem instalar vírus e outras ameaças que deixarão suas informações vulneráveis.
Para não colocar a sua segurança em risco, não revele informações pessoais, como endereço, telefone e e-mail. Você pode atrair pessoas mal-intencionadas e até criminosos.
Se receber uma mensagem estranha de algum amigo, confirme se realmente foi enviada por ele. Caso contrário, não clique em nada e delete imediatamente.
Não permita que o site salve as suas senhas e sempre dê logout antes de sair do computador ou celular. Assim, você impede o acesso de outras pessoas à sua conta.
Alguns aplicativos criados para redes sociais podem ser usados como armadilhas para extrair informações. Pesquise sempre a procedência e o que dizem sobre o app antes de autorizá-lo no seu perfil.
Na hora de fazer compras, on-line ou não, é importante ser cuidadoso e adotar atitudes mais seguras para fugir de fraudes e reduzir os riscos de cair em roubadas.
Recomendamos pesquisar a empresa responsável antes de concretizar sua compra. Observe se há Canais de Atendimento em caso de troca ou reclamação, leia comentários sobre os serviços prestados e se existem políticas de segurança.
Faça compras em computadores seguros. Se o computador for público, evite comprar e informar suas senhas.
Só forneça dados do cartão ou dados pessoais após certificar-se da origem e idoneidade do solicitante.
Ao digitar seus dados, observe se a url começa com https:// e se aparece um cadeado fechado ao lado, identificando que o ambiente é seguro.
Ofertas e promoções imperdíveis são golpes comuns na Internet. Para não correr riscos, descarte as mensagens imediatamente.
Confira sempre o valor da sua compra e se a sua senha aparece como asteriscos no visor.
Os recibos do seu cartão possuem informações pessoais. Por isso, destrua todos antes de jogá-los no lixo.
Para manter a relação com nossos cooperados sempre próxima, enviamos e-mails sobre promoções e benefícios, mas nunca solicitamos a realização de transações, dados pessoais, bancários ou senhas.
Desconfie de e-mails com erros de português, links com ofertas imperdíveis, imagens de celebridades ou e de remetentes desconhecidos. Não clique no link e apague o e-mail.
Caso receba qualquer mensagem em nome do Sicoob que contenha links ou anexos, encaminhe para denunciefraude@sicoob.com.br e os apague. Não clique nos links ou anexos existentes nestes e-mails, pois podem conter vírus.
Desconfie de e-mails que solicitam o cadastramento ou atualização de suas informações. Nesses casos, contate a empresa solicitante ou acesse o site oficial para confirmação.
A gente sabe que o Sicoobcard é sinônimo de praticidade. No entanto, golpes e tentativas de fraudes envolvendo cartões são mais frequentes do que pensamos. Por isso, a prevenção é essencial.
O Sicoob não envia motoboys ou funcionários à sua residência para retirar cartões destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser golpe.
Não perca seu cartão de vista, mantenha-o com você e aguarde a chegada da maquininha ou acompanhe a pessoa até ela.
Ao efetuar uma transação, observe se o cartão devolvido é o mesmo entregue ao funcionário do estabelecimento e confira seu nome. Isso evita que seu cartão seja trocado.
Não empreste seu cartão a outras pessoas, seu cartão é pessoal e intransferível.
Não informe o número do seu cartão em sites desconhecidos, ou links recebidos por e-mail ou SMS.
Não empreste o cartão ou forneça seus dados (número, código de segurança, validade e senha) a outras pessoas.
Sempre confira o extrato de conta corrente e/ou fatura pela internet e, caso tenha alguma despesa que não reconheça, mantenha contato imediatamente com a central de atendimento ou com a sua cooperativa.
Guarde o comprovante de venda. Esse documento comprova que a sua compra foi aprovada. Confira-os mensalmente juntamente com o extrato de conta corrente e/ou fatura, isso ajuda a se recordar das compras que efetuou.
Mantenha os telefones e demais dados cadastrais atualizados, especialmente o número do celular, pois esse é importante para o recebimento de SMS ou contato da área de prevenção e segurança.
Ao receber um SMS informando sobre uma transação, caso a desconheça, faça contato imediatamente com a central de atendimento ou cooperativa, evitando que novas transações indevidas sejam realizadas.
Em caso de perda ou roubo do cartão, comunique imediatamente a central de atendimento ou cooperativa para evitar que o seu cartão seja usado indevidamente.
Não guarde o cartão e a senha juntos, pois em caso de perda ou roubo, quem tiver acesso poderá utilizar o cartão indevidamente.
Caso necessário, ao efetuar um saque, aceite apenas a ajuda de pessoas conhecidas ou de um funcionário da cooperativa identificado pelo crachá.
Não se ausente do terminal até que o saque seja concluído.
Caso o cartão fique retido no terminal, solicite a ajuda de um funcionário da cooperativa, sem desviar a atenção do terminal de saque.
Fique por dentro dos pontos de atenção que devem ser observados ao realizar o pagamento de um boleto. Para te ajudar a se prevenir contra fraudes, o Sicoob preparou uma lista com os cuidados necessários.
Para sua comodidade, o Sicoob disponibiliza caixas eletrônicos em milhares de pontos espalhados pelo Brasil. No entanto, por ficarem em locais de acesso público, é importante que você tome alguns cuidados ao utilizar esses terminais.
Nunca aceite ajuda de estranhos, não permita que se aproximem quando estiver utilizando um caixa eletrônico.
Sempre proteja o que está? digitando para que ninguém veja.
Após utilizar o caixa eletrônico, confira se o cartão que está guardando é o seu para não cair no golpe da troca do cartão. Geralmente, a troca por outro cartão ocorre quando lhe oferecem ajuda, ou esbarrando em você propositalmente para que seu cartão caia e o fraudador consiga rapidamente trocá-lo por outro.
Nunca forneça a senha do cartão a estranhos. Pessoas mal-intencionadas podem oferecer ajuda ou puxar conversar quando você estiver utilizando a sala de autoatendimento.
Nunca aceite propostas, como a transferência de valores para sua conta, tampouco o uso da sua conta por terceiros para transações que não são de seu interesse.
No caixa eletrônico nunca filme, fotografe ou envie o QR Code para alguém, e jamais faça videochamadas exibindo a tela do caixa.
Sempre clique em “sair” pois uma das tentativas de golpe acontece quando alguém pede para você voltar ao caixa eletrônico dizendo que sua sessão não foi encerrada. Nesse momento, o fraudador pede que você insira novamente sua senha no teclado físico ou mesmo em uma tela aberta por ele, onde a senha aparece em texto claro, em vez de asteriscos. Para evitar essa cilada, ao terminar de fazer suas operações, sempre aperte a tecla "Sair". Ao deixar o caixa eletrônico, se alguém pedir para você voltar, não volte.
Quando for fazer saques ou depósitos em caixas eletrônicos ou agências, fique atento às pessoas que estão ao redor. Criminosos costumam observar os clientes para identificar aqueles que efetuam retiradas elevadas nos guichês ou terminais de autoatendimento. Ao sair da agência, você pode ser seguido e abordado por um deles, que exigirá a entrega do dinheiro. Algumas vezes, eles sabem até dizer o valor que sacou e o local onde você guardou o dinheiro. Esse crime é conhecido como “golpe da saidinha”.
À noite, redobre o cuidado e evite usar os caixas de autoatendimento. Nesse período, a circulação de pessoas diminui e você fica mais exposto a riscos.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, suas informações têm ainda mais valor. Mesmo contando com o sistema de segurança do Banco Central e do próprio Sicoob, você também precisa tomar alguns cuidados para não ser enganado ao cadastrar, atualizar ou confirmar sua chave Pix.
Fraudadores podem entrar em contato se passando pelo Sicoob por meio do WhatsApp, ligação telefônica ou links de sites falsos recebidos por e-mail ou mensagem de texto. Para o suposto cadastramento da chave Pix, eles solicitam informações como sua senha, dados pessoais e da conta corrente.
Apesar de o Pix ser um serviço de conta corrente, o fraudador também pode solicitar dados de cartão de crédito. Nunca forneça senha nem dados como código CVV, número e validade em ligações ou mensagens que receber para cadastramento, atualização ou confirmação da chave Pix ou para qualquer outra finalidade.
Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta para fazer um teste para utilização do Pix.
Não solicitamos que acesse seus dispositivos remotamente para habilitar o Pix.
Na hora de realizar sua transação utilizando a Chave PIX, sempre confira os dados do “recebedor” da transação, seja pessoa ou estabelecimento.
Não acesse links encaminhados por e-mails, postagens em mídias sociais ou SMS provenientes de pessoas ou órgãos duvidosos. Sempre desconfie dos links que você recebe.
Confira antes o endereço do site em que você está inserindo os seus dados.
Lembre-se sempre que o cadastramento da Chave Pix é realizado pelo App Sicoob.
Sabia que alguns dos golpes mais comuns são aplicados por meio do WhatsApp? Aprenda a identificá-los e saiba como se prevenir.
No Golpe do WhatsApp, o fraudador cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado para o celular da vítima. Por meio da engenharia social, a vítima é induzida a fornecer esse código ao criminoso e, em seguida, a sua conta de WhatsApp é bloqueada. Nisso, o golpista passar a enviar mensagens para os contatos da vítima pedindo dinheiro no nome dela.
Outra modalidade de clonagem de contas do WhatsApp tem como alvo pessoas que publicam anúncios em sites de vendas e disponibilizam um número de celular. Com a informação, os autores do golpe enviam uma mensagem se passando pela empresa que hospeda o anúncio, alertando a vítima sobre uma suposta necessidade de manter o anúncio ativo com o envio de um código.
Na verdade, o código é para instalação do WhatsApp e, caso a pessoa o envie, seu acesso ao aplicativo é cancelado e a conta é transferida para o outro aparelho. Assim, mesmo com número diferente, os cibercriminosos terão acesso ao histórico de mensagens da vítima para ajudá-los a aplicar os golpes. A dica para se proteger é ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp. É muito fácil:
1. Acesse as CONFIGURAÇÕES ou AJUSTES do WhatsApp, em seguida clique em CONTA e CONFIRMAÇÃO/VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS.
2. Forneça seu endereço de e-mail e em seguida cadastre um PIN de 6 dígitos. Periodicamente o WhatsApp irá solicitá-lo.
Fique atento! Se alguém te mandar mensagem pedindo dinheiro emprestado, desconfie! Sempre ligue por outro canal e confirme se é a pessoa, de fato.
Contar com o internet banking do Sicoob é ter à disposição uma ferramenta moderna e segura para cuidar do seu dinheiro. Ainda assim, você deve seguir algumas dicas na hora de movimentar sua conta na internet.
Ao acessar o Internet banking - https://ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp - um cadeado fechado aparecerá após você digitar cooperativa e conta, ao lado da URL. Ele indica que temos um certificado para garantir um acesso seguro. Fique de olho: caso não apareça, cancele imediatamente a operação.
A senha de efetivação ou QR Code são utilizados apenas para concluir transações financeiras solicitadas por você.
A senha de efetivação e o QR Code não são solicitados para atualizações de segurança ou instalações de arquivos.
O Sicoob não solicita atualizações de programas por e-mail, celular, SMS ou internet.
Ao realizar uma transação via QR Code, confira no visor do seu celular se os dados batem com as informações apresentadas no computador.
Sempre verifique a data de seu último acesso. Caso note alguma irregularidade, ligue imediatamente para a Central de Atendimento.
Cadastro de Computadores
Quer movimentar sua conta? Primeiro, você precisa cadastrar seu computador. Isso é necessário, pois evita que terceiros consigam movimentá-la a partir de computadores não cadastrados, já que a funcionalidade identifica o computador do usuário a partir de informações da máquina. Precisa de mais informações? Clique na opção Cadastramento de Computadores do seu internet banking.
Teclado Virtual
O teclado virtual é a maneira mais segura de usar o internet banking do Sicoob, pois aumenta a proteção contra diversos tipos de vírus, principalmente aqueles que monitoram a digitação do teclado. Ao invés de digitar a sua senha no teclado do seu computador, você deverá utilizar o teclado virtual e, com o mouse, clicar nos números correspondentes a sua senha de acesso ao internet banking.
Para mais informações, acesse a opção Teclado virtual do seu internet banking.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, suas informações têm ainda mais valor.
Nós sabemos a importância de manter seus dados pessoais sempre seguros, por isso reforçamos o compromisso em tratar suas informações com privacidade, em sintonia com nossos valores e com a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Clique aqui e acesse a Política de Privacidade
Tem alguma dúvida sobre como realizamos a proteção dos seus dados? Fica tranquilo, temos profissionais especializados em tratamento de dados à sua disposição.
Para falar com eles, envie sua mensagem para o e-mail: dpo@sicoob.com.br
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