Com o isolamento social e principalmente com a liberação do auxílio emergencial a quantidade de golpes virtuais tem aumentado significativamente nos últimos dias.
Há uma indústria estruturada de ataques e golpes online não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Analistas da área alertam que a pandemia do coronavírus tem provocado aumento significativo no número de golpes aplicados principalmente pelo WhatsApp, SMS e e-mail.
Por isso, notamos a importância em orientá-los quanto a esses golpes, confira na matéria abaixo.
Por Sicoob Confederação
- Mantenha seus dados, principalmente endereço, telefones e e-mails, sempre atualizados em sua cooperativa.
- Cancele todas as contas inativas, tanto bancárias quanto de cartão de crédito. Elas podem ser utilizadas para operações fraudulentas.
- Evite solicitar produtos e serviços por telefone e por e-mail. Utilize o internet banking, os caixas eletrônicos ou vá pessoalmente à cooperativa.
- Nunca responda e-mails, telefonemas ou SMS que peçam seus dados bancários, como número de conta, agência e senhas. Na dúvida, ligue para a Central de Atendimento do Sicoob.
- Acompanhe sempre suas faturas e extratos para certificar-se de que estão corretos. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com a sua cooperativa imediatamente.
- Ao sair, leve seus cartões e talões de cheques somente se for utilizá-los. Assim, você evita riscos desnecessários.
- Relate para sua cooperativa os e-mails, sites ou publicidades suspeitas com a utilização do nome Sicoob e (ou) Bancoob.
- Em caso de fraude ou suspeita, denuncie! Encaminhe email para: denunciefraude@sicoob.com.br
Compre com segurança na Internet
- Quando realizar compras pela Internet, fique atento à procedência do site, preferindo sempre lojas conhecidas.
- Caso tenha dúvidas quanto à segurança da compra, procure pesquisar em relação à loja apresentada no e-mail, e se desconfiar de que ela não seja qualificada, não prossiga. Lembre-se também que lojas e instituições em geral não enviam e-mail sem autorização prévia dos clientes.
- Nunca clique em links sugeridos em sites desconhecidos ou e-mails para entrar em lojas virtuais, pois podem ser falsos.
- Toda vez que for navegar por um site de vendas online, digite você mesmo o endereço virtual, assim, você diminui as chances de fraude.
- Antes de efetuar quaisquer operações financeiras, verifique as informações sobre privacidade e segurança do site escolhido.
- Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, certifique-se de que está no site desejado, "clicando" sobre o cadeado e/ou sobre a chave de segurança que aparece, quando se entra na área de segurança do site ("https").
Cuidado com e-mail falso
- O Sicoob NÃO envia por e-mail:
- Arquivos de instalação (.exe);
- Solicitação de dados cadastrais e de senhas;
- E-mails não-solicitados (SPAM).
- Caso você receba qualquer e-mail com esses objetivos, apague-o imediatamente.
- O Sicoob envia apenas e-mail marketing aos seus associados. E lembre-se: o Sicoob nunca solicitará suas senhas/assinaturas eletrônicas por e-mail.
- Desconfie de e-mails que solicitam informações pessoais. Suspeite de qualquer e-mail proveniente de empresas ou pessoas que lhe perguntem senhas, número de identidade, CPF ou outras informações de alta sensibilidade. Faça uma verificação criteriosa sobre a empresa ou pessoa que esteja solicitando tais informações e, na dúvida, não responda ao solicitado. Em caso de suspeita, não siga nenhuma orientação ou instrução apresentada, apague imediatamente a mensagem do seu computador (tecle SHIFT + DEL).
- Só abra e-mails provenientes de fontes conhecidas. Seja especialmente cuidadoso ao abrir e-mails com arquivos anexos. Até mesmo amigos podem acidentalmente enviar um e-mail contendo vírus.
- Seja cuidadoso ao clicar em um link dentro de um e-mail, pois ele pode não ser confiável.
- Muito cuidado com os arquivos recebidos com extensões .exe, .csr, .bat, .sys, entre outros. Eles possuem a característica de um programa comum, mas, após sua instalação, assumem a função de vírus.
- Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do Sicoob.
Cuidados com as senhas
A senha dos canais eletrônicos é uma assinatura eletrônica secreta que permite a realização de saques, transferências, pagamentos, entre outras transações financeiras. Elas são utilizadas no Internet Banking do Sicoob (SicoobNet), nos estabelecimentos comerciais, para pagamento de contas com cartões (débito e crédito) e nos caixas eletrônicos. Alguns cuidados devem ser observados e seguidos na utilização de suas senhas:
- Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele sua senha a terceiros, nem mesmo para um empregado do Sicoob ou para alguém de sua confiança.
- Ninguém está autorizado a solicitar sua senha em nome do Sicoob.
- Se alguém lhe telefonar ou mandar e-mail, dizendo ser do Sicoob e lhe solicitar alguma senha, não forneça em hipótese alguma.
- Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação.
- Memorize sua senha, não a anote em papel, nem a deixe armazenada em seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento.
- Altere regularmente suas senhas. Se suspeitar que sua senha foi comprometida, troque imediatamente.
- Não reutilize senhas antigas.
- Nunca utilize senhas de acesso aos sistemas de movimentação financeira iguais às senhas que usa em redes sociais, e-mail pessoal e sites diversos.
- Ao criar uma senha, NÃO utilize, em sua composição, senhas com padrões repetidos ou sequenciais (exemplo: “123456”, “qwerty” etc.) combinações do tipo “Sicoob2019”, “Meunome123456” ou informações que tenham relação com você, e que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:
>> Datas de nascimento.
>> Números de telefone.
>> Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles.
>> Número de sua residência.
>> Placa do seu automóvel.
Cuidado com os boletos
Alterações dos dados do boleto podem acontecer de diversas formas, por isso para garantir sua segurança, não efetue o pagamento se houver divergência entre a logomarca do banco cedente (banco responsável pela emissão do boleto), o número do banco cedente e o início da linha digitável.
Após o pagamento, confira o comprovante emitido pelo banco. Não pode haver divergências entre as informações do comprovante e as informações impressas no boleto. Caso haja divergência, procure sua cooperativa o mais rápido possível.
Para evitar que seu boleto seja adulterado, é importante que alguns procedimentos sejam adotados:
- Atualize o antivírus do seu computador sempre.
- Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite imprimir em computadores que você não conhece.
- Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado.
- Não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Pergunte ao banco ou ao prestador de serviço.
- Sempre confira os dados do boleto – impressos ou os que chegam à sua residência – com os que você já pagou nos meses anteriores. Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os.
- Na dúvida, não efetue o pagamento e entre em contato com o emissor para receber orientações.
- Leia a Cartilha de Prevenção à Fraudes em Boletos. Faça o download aqui.
Cuidados com Cartões
Usando seu cartão (débito e/ou crédito), você tem acesso a uma grande variedade de serviços que o mundo da tecnologia pode oferecer. Mas para que você evite problemas, é preciso tomar alguns cuidados:
- Assine o seu cartão no local indicado imediatamente após recebê-lo.
- Mantenha seu cartão em local seguro.
- Nunca empreste seu cartão nem permita que seja examinado por estranhos.
- Tenha cuidado com esbarrões de estranhos nos ambientes dos caixas eletrônicos - seu cartão pode ser trocado ou roubado sem que você perceba.
- Nunca perca o cartão de vista, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento.
- Preste atenção no que o atendente está digitando e leia as informações disponibilizadas no visor.
- Digite a senha somente quando solicitado no visor do terminal eletrônico e quando aparecer o valor da transação.
- Não deixe que o atendente tire sua atenção durante o processo de inserção dos dados.
- Desconfie se o terminal possuir algum componente estranho conectado em seu corpo.
- Solicite a devolução do cartão após o uso e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.
- Solicite sempre a via do comprovante de venda e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da compra. No caso das informações não estarem de acordo com a sua compra, presencie a inutilização do mesmo e solicite o estorno da transação.
- Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém se apressar em recolhê-lo, confirme sempre se o cartão devolvido é o seu.
- Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório.
- No caso de substituição do cartão por um novo, destrua o cartão antigo, inutilizando a tarja magnética e/ou o chip, a numeração e o local da assinatura.
- Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança.
- Somente forneça os dados de seu cartão e/ou dados pessoais após certificar-se da origem e da idoneidade do solicitante. Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.
- Ao efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações. Certifique-se de que está na área segura do site (verifique a existência de um pequeno cadeado fechado na tela do programa de navegação e que no início do campo "endereço" surgem as letras "https").
- Ao utilizar seu cartão nos caixas eletrônicos, ou em estabelecimentos comercias, é recomendável agir com discrição. Se for exigida a digitação de sua senha, procure fazê-lo de forma que outra pessoa não veja o que você está digitando no teclado.
- Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel.
- Quando efetuar pagamentos com cartão, e caso o atendente do estabelecimento informe que a fatura não ficou bem visível (para casos onde a loja não utilize a máquina eletrônica), exija que a fatura e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas em sua presença. Ao receber o cartão de volta, verifique se é efetivamente o seu cartão.
- Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular etc.) ou ao calor. A proximidade com esses objetos pode prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo a leitura pelas máquinas.
- Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do Sicoob. Em caso de roubo ou furto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima.
Cuidados com Cheques
- Quando receber/retirar um novo talão confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente, CPF e a quantidade de cheques.
- Anote o número das folhas de cheque usadas, pois em caso de roubo é mais fácil identificá-las.
- Guarde seus talões de cheque em local seguro, sem acesso ou conhecimento de outras pessoas. Circule com talões de cheques somente quando necessário.
- Tome o máximo de cautela na guarda dos talões, mantenha-os fora do acesso e do conhecimento de outras pessoas.
- Controle a numeração dos cheques não utilizados. Em caso de roubo, furto ou extravio, utilize os caixas eletrônicos ou o internet banking do Sicoob para efetuar o bloqueio provisório dos documentos. O comparecimento a sua cooperativa de crédito é obrigatório para confirmar o registro da ocorrência.
- Evite a guarda dos talões/folhas de cheques junto a documentos pessoais.
- Inutilize os talões/folhas de cheques de contas inativas ou encerradas.
- Efetue a "baixa de cheques inutilizados" junto a sua cooperativa.
- Não permita que outras pessoas preencham seu cheque.
- Emita sempre cheques nominais e cruzados.
- Evite a emissão de cheques de baixo valor.
- Nunca utilize máquina de escrever com fitas à base de polietileno, seus dados poderão ser facilmente apagados e modificados.
- Preencha todos os campos do cheque e evite rasuras.
- Utilize sua própria caneta com tinta azul ou preta para o preenchimento dos cheques. Tome cuidado com canetas oferecidas por outras pessoas.
- Deixe o menor espaço possível entre letras e algarismos quando do preenchimento.
- Utilize letras e algarismos grandes e legíveis, inutilizando os espaços em branco após o preenchimento.
- Não empreste suas folhas de cheques para outras pessoas.
- Utilize as cooperativas e postos de atendimento (PA) para descontar ou depositar os cheques, não confie na troca dos documentos com estranhos.
- Para possibilitar agilidade no contato e confirmação das informações em caso de dúvidas, mantenha sempre seu cadastro atualizado.
Dicas para o recebimento de cheques com segurança
- Confira sempre os dados pessoais do emitente solicitando a apresentação do documento de identificação e o cartão do banco.
- Verifique se o documento de identificação não apresenta sinais de adulterações (foto, data de nascimento aparentemente divergente da fisionomia do emitente, data de emissão recente etc).
- Anote no verso do cheque o número do RG e telefone do emitente.
- Não aceite cheques rasurados, borrados ou com manchas.
- Desconfie de cheques com aspecto desgastado ou envelhecido.
- Confira o alinhamento dos caracteres impressos nos cheques.
Saiba mais
Para saber mais sobre Segurança, indicamos a leitura da Cartilha de Segurança da Informação do Sicoob.
Mantenha-se seguro e conte com a gente.