Um imposto de 10% anunciado pela China sobre caminhões elétricos importados dos Estados Unidos pode ser aplicado a vendas futuras do Cybertruck de Elon Musk, uma oferta de nicho que a Tesla vem promovendo na China. A Tesla não fez comentários imediatos.
As novas tarifas da China sobre as exportações norte-americanas começarão em 10 de fevereiro, dando a Washington e Pequim algum tempo para tentar chegar a um acordo que as autoridades chinesas indicaram que esperam alcançar com Trump.
As contramedidas da China foram limitadas em termos de escopo em comparação com o imposto geral do governo Trump sobre as importações, uma continuação da resposta mais comedida de Pequim a essa rodada de tensões comerciais com os Estados Unidos.
Trump planeja falar com o presidente chinês Xi Jinping nesta semana, disse um porta-voz da Casa Branca.
Na segunda-feira, Trump suspendeu sua ameaça de tarifas de 25% sobre o México e o Canadá no último minuto, concordando com uma pausa de 30 dias em troca de concessões sobre fronteira e aplicação da lei contra o crime com os dois países vizinhos.
Durante seu primeiro mandato, em 2018, Trump iniciou uma guerra comercial brutal de dois anos com a China por causa do enorme superávit comercial dos EUA, com tarifas de centenas de bilhões de dólares em mercadorias que afetaram as cadeias de oferta globais e prejudicaram a economia mundial.
“A guerra comercial está nos estágios iniciais, portanto, a probabilidade de novas tarifas é alta”, disse a Oxford Economics em uma nota ao rebaixar sua previsão de crescimento econômico da China.
Trump advertiu que pode aumentar ainda mais as tarifas sobre a China, a menos que Pequim interrompa o fluxo de fentanil, um opioide mortal, para os Estados Unidos.
“Esperamos que a China pare de nos enviar fentanil e, se não o fizer, as tarifas serão substancialmente mais altas”, disse ele na segunda-feira.
A China chamou o fentanil de problema dos Estados Unidos e disse que contestaria as tarifas na Organização Mundial do Comércio e tomaria outras contramedidas, mas também deixou a porta aberta para negociações.
Os EUA são uma fonte relativamente pequena de petróleo bruto para a China, respondendo por 1,7% de suas importações no ano passado, no valor de cerca de 6 bilhões de dólares. Pouco mais de 5% das importações de GNL da China vêm dos EUA.
“Ao contrário do Canadá e do México, é claramente mais difícil para os EUA e a China concordarem com as exigências econômicas e políticas de Trump. O otimismo anterior do mercado em relação a um acordo rápido ainda parece incerto”, disse Gary Ng, economista sênior da Natixis em Hong Kong.
“Mesmo que os dois países cheguem a um acordo sobre algumas questões, é possível ver as tarifas sendo usadas como uma ferramenta recorrente, o que pode ser uma fonte importante de volatilidade do mercado este ano.”